A pele oleosa é caracterizada pelo excesso de produção de sebo e muita das vezes com tendência a acne. O excesso de oleosidade está presente em todo o rosto, desde a zona T (testa, nariz e queixo), quanto as bochechas.
Fatores internos e externos influenciam esse tipo de pele. Alguns desses fatores são: produtos comedogênico (produtos que obstruem os poros), estresse, medicamentos, alimentação, genética e desordem hormonal, como é no caso da puberdade ou do SOP (Síndrome do Ovário Policístico), além disso, alguns hábitos podem influenciar para uma piora do quadro.
Apesar de ser muito comum na puberdade, é comum pessoas na fase adulta também apresentarem esse tipo de pele.
Alguns hábitos podem aumentar o excesso de oleosidade, e para melhorar a sua pele você deve evitá-los, e são eles:
1 - Lavar o rosto com sabonete corporal
Geralmente a pele corporal costuma ser mais seca que a pele facial, por isso sabonetes e cremes corporais são mais ricos em óleos, por esse motivo de maneira alguma quem tem a pele oleosa pode usar produtos corporais no rosto, procure sabonete para o rosto específicos para a pele oleosa
2 - Lavar o rosto várias vezes ao dia
Por conta do excesso de brilho, algumas pessoas acham que lavar o rosto várias vezes ao dia pode melhorar e controlar o excesso de sebo, deixando a pele mais sequinha, mas o que acontece é exatamente o contrário. Quando lavamos o rosto várias vezes, tiramos todo óleo da nossa pele, o que é ruim para a saúde da barreira cutânea (a barreira de proteção da nossa pele), então ela compensa produzindo ainda mais óleo. Esse é o tão temido efeito rebote da oleosidade.
3 - Lavar o rosto com água quente
A água muito quente é capaz de remover a barreira protetora da pele e deixá-la com aspecto seco. Para compensar, a pele produz mais sebo ocasionando um desequilíbrio, deixando a pele oleosa, basicamente a mesma coisa que acontece quando lavamos várias vezes ao dia, por isso deve-se evitar esses hábitos.
4 - Não hidratar a pele
Algumas pessoas acham que a pele oleosa não precisa de hidratação, ou que a hidratação pode aumentar a oleosidade, mas isso não é verdade! Uma pele oleosa não significa que está hidratada, pelo contrário! A pele oleosa precisa sim de hidratação, e assim como o sabonete, existem hidratantes específicos para esse tipo de pele.
5 - Não trocar as fronhas e toalhas com frequência
Toalhas e fronhas usadas acumulam células mortas e oleosidade, e usar as mesmas por dias, sem troca, pode acarretar a piora da oleosidade e ocasionar até mesmo a acne.
6 - Dormir de maquiagem
Para uma pele saudável é fundamental tirar a maquiagem para dormir, isso porque o acúmulo de cosméticos no rosto, favorece a obstrução dos poros dilatados, piorando a oleosidade, o que pode resultar no surgimento de cravos e espinhas.
7 - Não higienizar os pinceis de maquiagem
Higienizar pincéis e esponjas de maquiagem é tão importante quanto lavar o rosto! Isso porque eles acumulam produto, células mortas e até mesmo poeira, favorecendo o desenvolvimento de bactérias e fungos, o que pode ocasionar acne, e até mesmo irritações ou dermatite.
8 - Usar produtos de má qualidade
Produtos de má qualidade, principalmente maquiagem, podem acarretar a piora da oleosidade, isso porque muitas das vezes esses produtos são muito oleosos e tem materiais pesados em sua composição, o que pode aumentar a oleosidade, obstruir os poros, podendo levar a acne.
9 - Ficar passando a mão no rosto
Muitas pessoas têm o hábito de ficar passando a mão o tempo todo no rosto, e isso é muito ruim para a saúde da nossa pele! Uma vez que nossas mãos estão sempre em contato com celulares, computadores, maçanetas, o que deixa a nossa mão ainda mais oleosa e até mesmo com poeira e bactérias, e ficar passando a mão no rosto pode aumentar a incidência de acne e piorar a oleosidade.
10 - Não ter uma alimentação saudável
Alimentos oleosos, com muito açúcar aumentam a oleosidade da nossa pele, isso porque alguns alimentos são capazes de aumentar a produção das glândulas sebáceas, resultando em uma pele mais oleosa. Por isso procure por uma dieta saudável e pratique exercícios físicos.
É possível controlar esse excesso de oleosidade com um bom skincare e com procedimentos estéticos